Quinta-feira, 9 de Janeiro de 2014

Em 1989, durante a visita de Estado do então Primeiro-ministro, Prof. Aníbal Cavaco Silva, a Moçambique, estive pela primeira vez com Eusébio e Coluna. Integrávamos a comitiva. No dia de inauguração da Feira do Livro Português em Maputo, encontrámo-nos no passeio em frente ao Hotel Polana, sem transporte. Partilhámos um táxi. Durante o trajeto, foi possível verificar nestas duas personalidades, pessoas de grande valia humana, humildade, simplicidade e sensibilidade, apanágio dos homens grandes. Já eram figuras reconhecidas internacionalmente e eu era apenas um jovem médico integrado na comitiva de Estado porque a AMI tinha, na altura, missões na região norte de Moçambique, em Nampula.

 

Nunca mais revi Coluna nem Eusébio. No entanto, após essa viagem, recebi uma fotografia do Eusébio, autografada. A este Homem, que representou e representa ainda, na sua arte, o Futebol, um dos expoentes de Portugal, a minha singela homenagem e gratidão.

 



publicado por Fernando Nobre às 15:42
link do post | comentar

Fernando José de La Vieter Ribeiro Nobre nasceu em Luanda em 1951. Em 1964 mudou-se para o Congo e, três anos mais tarde, para Bruxelas, onde estudou e residiu até 1985, altura em que veio para Portugal, país das suas origens paternas. É Doutor em Medicina pela Universidade Livre de Bruxelas, onde foi Assistente (Anatomia e Embriologia) e Especialista em Cirurgia Geral e Urologia. (continuar a ler)
FOTO DA SEMANA


LIVROS QUE PUBLIQUEI

- "Viagens Contra a Indiferença",
Temas & Debates

- "Gritos Contra a Indiferença",
Temas & Debates

- "Imagens Contra a Indiferença",
Círculo de Leitores / Temas & Debates


- "Histórias que contei aos meus filhos",
Oficina do Livro


- "Mais Histórias que Contei aos Meus Filhos", Oficina do Livro

- "Humanidade - Despertar para a Cidadania Global Solidária", Temas e Debates/Círculo de Leitores

- "Um conto de Natal", Oficina do Livro
Pesquisa
 
Contador de Visitas