Centro Universitário Padre Manuel da Nóbrega - CUMN
Dia 10 do corrente tive a felicidade de falar para mais de 100 jovens universitários e seus pais, no CUMN, em Coimbra. O tema era "Viagens com...". Falei de felicidade, pois foi o que senti ao dialogar com tantos jovens, com tamanho espírito ecuménico e de servir. É de notabilizar. Saí de lá mais crente e confiante no futuro. Senti nesses jovens o espírito dos primeiros missionários jesuítas, cujo paradigma é São Francisco Xavier, António Vieira, Manuel da Nóbrega.
Aproveito para afirmar a minha admiração e o meu profundo respeito pelos missionários (jesuítas, cambonianos, espiritanos, claritianos...) e as irmãs (S. José de Cluny...) cuja obra espalhada pelo Mundo - e com a qual me cruzo inúmeras vezes - é espantosa.
É essa a Igreja que importa valorizar! Não aquela outra, elitista, intolerante, indiferente, por vezes até política e financeira, que por aí anda há poucas décadas e que esfregou as mãos de contentamento com a liquidação da corrente da Teologia da Libertação, que verdadeiramente fazia sua a mensagem de Cristo.
Parabéns aos jovens.
Parabéns aos missionários actuantes com espírito tolerante, ecuménico e cristão, porque têm amor para todos.