O Caso Madoff
Já começa a ser difícil acordar e não sermos de imediato inquietados por mais um caso de ganância e desnorte totais que aprofunda a seriíssima crise de desconfiança instalada em todos nós.
Desta vez foi o até agora celebrado guru da alta finança, o muito “estimado” Sr. Madoff, que chegou a ser presidente do mercado bolsista Nasdaq, que actuou impunemente durante mais de uma década, liderando uma roubalheira, porque de um ladrão se trata, de dimensão global: no mínimo 50.000 milhões de dólares. O impacto no nosso país será de, pelo menos, 76 milhões de euros.
Mais uma vez ficou patente que a derrocada é inevitável quando a liderança dos Deveres é substituída pela liderança dos Direitos, apenas e só dos Direitos, porque quando assim é está sempre enferma de Irresponsabilidade, de Vaidade, de Indiferença!
Essas “lideranças dos direitos insaciáveis” já são do foro psiquiátrico: estamos a lidar com doentes mentais. Precisam de ser internados: em hospitais prisionais. É tempo de se parar com essa loucura desenfreada de Ganância. Onde andam os legisladores, reguladores e fiscalizadores? Incompetentes, distraídos ou cúmplices?
A irresponsabilidade e o desvario, e ainda não sabemos que outras bolhas de verdadeira loucura estarão para rebentar amanhã, já ultrapassaram todos os limites imagináveis com impactos ainda inimagináveis na vida de inúmeras famílias no nosso Mundo.
Está chegado o momento de todos os Seres Humanos de Bem, porque os há, no Estado, em todos os Partidos Políticos, no Mercado e na Sociedade Civil dizerem alto e bom som: Basta!
Como tão bem dizia Burke, para que o mal triunfe basta que as pessoas de bem não reajam!